22.3.14

A sombra também é nossa

Afogado na imaginação, perdido em devaneios de pensamentos já afastados da realidade. O passado se faz tão presente quanto o presente nas linhas da consciência, que a dor que se fomenta na divisão entre o passado e futuro, impulsiona o inconsciente a realizar seus processos mais instintivos e primitivos.

Dessa luta nasce o desejo de se deixar ser levado e guiado somente pelo princípio do prazer, já que é o único meio aparente que salienta a paz interior. É plausível o esforço que fazemos para manter o contato com o outro, mexemos a todo tempo em nós, ajustando nossas crenças, estereótipos e persona, para satisfazer o outro, a sociedade.  Não. A realidade é que, às vezes, para produzir o prazer é necessário que haja o outro, pois ele será o sinal de que tudo está bem ou que irá ficar, por fim, o outro é apenas a segurança que não estamos sós.
A necessidade de ser e estar, não seriam possíveis se não houvesse o outro, a plateia, mesmo que esta seja imaginária, é unicamente necessária para que haja brilho na fantasia.

Visto por neste ângulo, bem é sabido que o ser humano é de todo egoísta, mas também é amor. Às vezes, não estamos felizes em fazer ou estar em alguma situação desconfortante que, de certa forma, nos trazem certos benefícios. 

Não é tão fácil se desligar daquilo que nos mantém na realidade, nos mantém afastados da solidão que nos obriga a pensar. A mudança precisa de "doses" de solidão e egoísmo.  O ser humano precisa estar em equilíbrio, é necessário saber os limites para seus sentimentos.

O egoísmo está presente na vida do humano desde do primórdio de sua existência, bem como todos os demais sentimentos bons: amor, compaixão etc. No entanto, temos uma ideia do que seja amar, cuidar, proteger. Mas será que sabemos lidar com o nosso pior? Qual a nossa responsabilidade com o efeito da sombra do outro em nós?

Sigamos à pro-cura de um saber que dê conta da angústia que é [re]pensar-se a si mesmo.

Um comentário:

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Mais lidos da semana